quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Entre sem bater

Os colegas estão entrando de sola no pobre Português, que vem sofrendo vários nocautes por dia. Há pouco, um amigo me mandou por e-mail o horror abaixo, encontrado no site de notícias Alerta Total:

"Exclusivo – O Ministério Público Federal teria acesso a filmagens feitas em Nova York, registrando os passeios entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua amiga Rosemary Nóvoa Noronha."

Passeios "entre" um e outro?!? É alguma modalidade sexual que não consta nem do Kama Sutra?!? Já não bastam todos os outros tipos de sacanagem que eles praticaram e a mulher ainda ter o mesmo sobrenome que eu?!? (não é parente, vou logo avisando!)

Aproveito o pedido do título — entre sem bater (no nosso idioma) — para falar de outras contribuições, recebidas pelo Facebook. Neste, uma amiga encontra com frequência "abilita", sem o "h", e "bolsas" com um novo acessório: o "ç". Isso mesmo: tem gente vendendo "bolças" na internet! Você compraria?

Outro amigo, ex-colega de redação, descobriu que há muita gente misturando "mau" e "mal". Ele cita exemplos pinçados do canal Investigação Discovery (um campeão em bobagens!) e da internet — e eu vou tentar explicar um truque para não errar, fácil de gravar até por crianças. Afinal, nas histórias infantis, é comum a luta entre o bem e o mal, certo? E quem vence, geralmente: o personagem bom ou o personagem mau?

Nenhum comentário:

Postar um comentário