domingo, 24 de outubro de 2010

Coleção de pérolas

Durante algum tempo, colecionei "pérolas" ouvidas no dia a dia, muitas delas em papos com faxineiras que trabalharam comigo.


Algumas são comuns, como a parede "embolsada", o "Estradão de São Paulo" (aquele impresso, não a Via Dutra) e muitas mais (um dia desses volto a elas). Outras são poéticas, como a casa "germinada", para onde uma, já senhora, se mudou (e eu ficava a imaginar o marido regando o solo toda manhã e o imóvel crescendo, um dia o quarto, outro dia a sala...), e o motivo de um atraso da jovem que não durou muito no emprego: "distrair" um dente (quase pergunto se o dentista embalou o molar com cantigas de ninar).

Hoje, os jornais criaram seções em vários cadernos para divulgar coisas do gênero. O engraçado é não darem destaque, nesses espaços, para bobagens que eles mesmos publicam, como o titulão que garantia, semana passada, que o filme "Tropa de elite 2" já havia ultrapassado a meta "alvejada" (!). Quem pegou essa foi minha mãe, que, sabendo da minha "coleção", logo me ligou pra contar. Concordei com ela: a turma do Capitão Nascimento tem mesmo excelente pontaria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário