quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O Português olímpico

Não, o título acima não se refere à participação de Portugal nos Jogos de Londres, mas aos nocautes que nosso idioma sofre diariamente ao longo do evento, nos jornais, na TV e na internet.

A amiga ligada na web pegou esta hoje:

"Além de nossos atletas, que vêm desempenhando uma performance razoável nos Jogos Olímpicos de Londres, com um panorama semelhante ao de Pequim, em 2008, com certeza, esta edição do evento esportivo mais importante do mundo já ganhou uma personagem fora das modalidades em disputa: ela é Ana Paula Padrão."

Com toda razão, ela começa sua análise reclamando do tamanho da frase — que eu classificaria como GG, excelente para derrubar qualquer um. Se performance é desempenho, "desempenhar desempenho" é forte, não? Minha amiga também acha impróprio o uso de "panorama" para indicar os resultados de Pequim, aponta falhas na pontuação...

Enfim, na minha opinião, merece medalha de lata pelo conjunto da apresentação.

Vale acrescentar que, se a amiga e colega pegou isso e muito mais — como "estou sentado dois metros da mesa da Patrícia Amorim" —, hoje eu abri o dia olímpico ouvindo que uma atleta da ginástica rítmica havia realizado "dificuldades muito difíceis". E ainda temos mais três dias de participação da República Federativa do Bobajal na festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário