sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Bomba pro Enem

O MEC já irritou meio mundo com as questões que abusaram do português coloquial. Muita gente chiou (com razão) do desprezo da instituição à norma culta, que, imagina-se, será exigida dos estudantes no futuro.

Lendo a matéria no Globo a respeito do assunto, acrescento mais um zero à cotação dos mestres que elaboraram as provas, Numa delas, que teve um trecho reproduzido no jornal, diz o texto do Enem:

"Cartuns são produzidos com o intuito de satirizar comportamentos humanos e assim oportunizam a reflexão sobre nossos próprios comportamentos e atitudes."

A frase em si já é horrorosa. Como se não bastasse, os professores com pretensão a ser Guimarães Rosa na vida deviam saber que, na República Federativa do Bobajal, o verbo "oportunizar" não tem registro, seja na ABL, no Houaiss, no Aurélio ou outro dicionário qualquer.

2 comentários:

  1. Esse verbo é da turma do agiliza, implementa etc. Tem conjugação especial. Demanda idiotia absoluta pra usar. É o caso de quem usou. Os caras ficam lá em Brasília trancados num gabinete "oportunizando" provas e dá nisso, cara Solange.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua definição, Romildo. Temos que "oportunizar" o lema "pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são" e "implementar" na frase a
      Idiotia Absoluta! "Agiliza" isso, vai!

      Excluir