quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Revista 'do mau'

Hoje tive a rara oportunidade de folhear vários exemplares de Caras, "o" veículo da República Federativa do Bobajal, em que imperam o mau Português, a falta de matérias de verdade e o excesso de coisas como merchandising, gente (famosa ou não) "botocada" e modismos — entre eles campanhas, festas e desfiles "do bem" (o que será, por exemplo, um "desfile do mal"?, perguntei-me algumas vezes. Talvez, para puritanos, o da Victoria Secret?).

Outro modismo insuportável é ninguém ter família, marido, mulher, filhos ou namorada(o) na revista. Só existem "clãs", "herdeiros" e "eleitos", um espanto! Ao mesmo tempo em que me sentia vivendo nas Highlands e numa monarquia, imaginava quantas eleições teriam havido por aí para qualquer carguinho de nada, já que o(a) "eleito(a)", como observei, pode ser um "pequete" (ou "ficante"), como também é moda hoje em dia.

No quesito "Português de doer e delírios variados", os exemplos são muitos. Destaco alguns:

  • "Fulana antes foi namorada dos roqueiros Beltrano e Sicrano. Já seu primogênito é fruto do relacionamento com (...)". Já?!? Qual é o sentido disso?!?
  • "Ator envolvido em polêmica". Alguém se deu ao trabalho de ler o significado da palavra? Porque o texto dizia apenas que o cara tinha batido levemente num carro. Cadê a controvérsia?
  • Além de continuarem fazendo "planos para o futuro", os entrevistados da publicação agora estão, muitas vezes, "em crescente ascensão". Acho que, se fosse decrescente, se chamaria decadência, ou estou enganada?
  • No mesmo exemplar no qual se lê esta joia rara em texto-legenda — "A atriz (casada com sei-lá-quem) e Fulano, garoto adotado por ela em 2001, a quem ele assumiu" —, ressuscitaram "os filhos de Irineu Marinho", que teriam comparecido ao lançamento da biografia do fundador do Globo. Obviamente, a livraria não promoveu uma sessão espírita: estavam lá os netos do jornalista, estes sim herdeiros de um império, construído por Roberto Marinho.
Ainda bem que eu vi todas essas besteiras e muitas mais só fazendo hora no salão. Não daria um centavo por esse trem nota zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário