quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Com a tragédia no sangue

As "veias" de Copa (favor não confundir
com as "véias", que perderam o acento)
A amiga estava assistindo ao "Jornal Hoje" e ouviu o apresentador/editor sair-se com essa:

 "(...) os moradores temem por tragédias (...)"

Ficou tão indignada que me escreveu: "Meu Deus, eles querem que as tragédias sejam preservadas, sem que nenhum mal lhes aconteça — a elas, pobres tragédias!!! Eu, de minha parte, temo tragédias — mas, às vezes, temo por alguma coisa. Atualmente, temo pelo bom nome de uma emissora em que o Português anda uma tragédia!"

Como se quisessem confirmar os temores da minha ex-colega de redação, o "JH", em matéria seguinte, usou clichê batidíssimo (e feiíssimo) para falar do metrô de Londres, chamando-o de "uma das veias pulsantes" da cidade: "Já que é assim, usem, ao menos, 'artérias', que conduzem o sangue 'bom', como se aprende no ensino fundamental", lembra minha amiga. Merece trocadilho infame: me tire o "tube".

Um comentário:

  1. Olha, eu juro que tentei dar crédito à moça, imaginando que ela houvesse suprimido algum termo, pensamento rápido, mas não deu. Temer por tragédias... Não dá!

    ResponderExcluir