quinta-feira, 15 de maio de 2014

Bagunçou 100% na Folha

Estou mesmo distraída! Há dias me aguarda nos e-mails uma colaboração para o blog e eu me esqueço de pôr aqui.

Não é de hoje que o meu atento amigo reclama da bagunça que andam fazendo com os percentuais. Diz ele:

"O Globo faz o verbo concordar com os valores de porcentagem. Aí ocorrem coisas horríveis, como '80% da população são negros'. A Folha costuma fazer a concordância como eu aprendi com o saudoso professor Napoleão Mendes de Almeida: quem decide a concordância é o partitivo. Então, '80% da população é negra' (o partitivo é 'população'), ou '80% dos brasileiros são negros' (o partitivo aqui é 'brasileiros')."

Mas foi na Folha de domingo que ele encontrou o cúmulo da indecisão, em entrevista com Carl Hart:

"Neurocientista americano afirma que 11% DOS USUÁRIOS SE VICIA".

Com tanta divergência em relação à concordância, meu amigo acha que o repórter pirou. E eu estou achando tão difícil encontrar bons redatores e revisores como o tal homem honesto procurado por Diógenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário