sábado, 3 de novembro de 2018

Foi feito, trazido e chegado


A amiga de longa data ligou a TV no canal GNT e ouviu a apresentadora do programa de beleza perguntar:

"Você está feliz de ter chego até aqui?"

Ela ainda nem tinha se recuperado do golpe e o entrevistado respondeu:

"Ter chego aqui foi (...)".

Fiquei curiosa. Que língua se falava na casa dessas pessoas enquanto elas cresciam? Que idioma os dois (não) aprenderam na escola?

Minha amiga diz que tem percebido um aumento absurdo de particípio inexistente, do tipo "se soubesse que ia esfriar, eu tinha 'trago' um casaco". Se está na televisão, deve estar certo, não é?

Não, minha gente. Infelizmente, não é assim que funciona.

E o particípio IRREGULAR, como diz o nome, foge à regra. Ou seja, é raro, OK?

São poucos os verbos que têm duas formas de particípio, como PAGAR, por exemplo: o boleto foi PAGO; eu já tinha PAGADO o boleto.

O que tem de bobagem sendo dita e escrita por aí é um espanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário