sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sobre uma praga. Ou...
Vamos falar do "sobre"?


Hoje, no "RJ-TV", especialmente na entrevista com o Beltrame, a praga do titulo desta nota atacou feio! Era um tal de "vamos falar sobre" pra cá, "não estamos falando sobre" pra lá, que resolvi dar o alerta.

Pessoal, não durma sobre o dicionário! Consulte-o com carinho e verifique em que casos a preposição "sobre" cai bem. Verifique também o verbo "falar". Fala-se com alguém, fala-se disso e daquilo, fala-se ao ouvido, fala-se baixo ou alto, ou apenas fala-se, pura e simplesmente. Falar "sobre" algo ou alguém sugere imagem quase pornográfica...

Um comentário:

  1. Solange, também estão comentando "sobre" Pegou. EStamos fritos. Sabe outra que está pegando: perguntar "de" alguém, e não sobre ou por. Já está em todas as dublagens. Acho até que tá vindo delas. O "dentre" fixou-se como substituto de "entre", embora tenham sentidos diferentes.
    E os "linguistas" de São Paulo dizendo insistentemente que isso é "evolução natural da língua". Não sabem o que é deriva de uma língua, que é bem diferente de um idiota mal pago na tituleira de uma emissora de televisão. Faz um estrago daqueles.

    ResponderExcluir