domingo, 17 de março de 2013

Ouviu mal e falou pior ainda

Antes que eu recomece minha briga com o Avast, cuja última atualização reconfigurou meu computador, seguem umas bobagens lidas ontem, em matérias diferentes do Globo que falavam de mulheres famosas.
No Ela, em "As suecas do nazismo", havia um feioso "Além de atriz, ela cantava (...)”, em que falta um verbo para dar sentido à frase.

Sugestões: “Era atriz e cantora”, “Além de cantar, era atriz”, “Além de ser atriz, ela cantava” etc. A primeira opção é a mais simples — e, portanto, minha preferida.

Na matéria de capa do Segundo Caderno, informam que Gloria Pires “viu muito muxoxo” quando viveu Dona Lindu no cinema. Só que, no sentido de “desdém” ou de “escárnio”, muxoxo é sonoro, ou seja: não se vê, ouve-se.

Sem sair deste texto, pergunto mais uma vez, pra não perder o hábito, já que os colegas não largam o cacoete: por que “fala sobre o tráfico de seres humanos”? Fala-se “de” alguma coisa, “com” alguém... Bom, pode-se falar “de” uma pessoa enquanto se está “sobre” outra, isso é verdade.

2 comentários:

  1. Um jornalista amigo foi banido de um grupo em uma rede social pois, segundo o administrador do grupo, humilhava as pessoas que o compunham. Questionando sobre qual forma de humilhação estava sendo acusado, obteve a resposta: "você escreve muito bem e alguns não o entendem".
    Isso já aconteceu com você também, Solange?? Você anda por aí a humilhar as pessoas por ser culta, educada, falando e escrevendo bem ??
    Abração !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Sidney, assim eu ruborizo!
      Quanto a humilhar alguém, espero que não aconteça.
      Como digo no texto de apresentação, minha intenção é apenas ajudar — de preferência, divertindo também.
      Obrigada pela força!
      Abraço.

      Excluir