sábado, 22 de fevereiro de 2020

O Português na folia

Devido à preguiça carnavalesca, posto hoje coisinhas feias de ontem que me aguardavam aqui.

Que tal esses trechos de entrevista com Ben Affleck, enviados pela assídua colaboradora?

"Se obcecar" com erros e recaídas é mesmo um horror, porque o verbo só admite a forma pronominal em outro sentido.

Fica melhorzinho dizer "ficar obcecado com os erros e recaídas não é saudável". Experimentem ler em voz alta.

Já a frase "caras a quem tenho uma grande gratidão" não desce, entala na garganta, pela regência estropiada e pela aliteração com a palavrinha chata da moda: gratidão.

E eu não entendi muito bem esse "fundamentalmente" ali no alto, provavelmente porque ainda não estou devidamente "cafeinada".

Voltando à bendita regência estropiada, que pulula na imprensa, o veterano colega encontrou mais uma (também ontem) na página 10 do Globo:

"(...) o embarque de (Fulano) ao partido (...)".

Com licença que eu vou ali embarcar NUM canecão de café pra aguentar o besteirol que vem aí no tríduo momesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário