domingo, 26 de fevereiro de 2012

Negado e renegado

O Globo de hoje chegou desfalcado aqui em casa. Deve ter sido num pedaço que não recebi que uma amiga, também jornalista, encontrou a seguinte chamada: "Veja a galeria de atores que renegaram papéis indicados ao Oscar".

No seu e-mail, ela enumera:
1) Renegar tem um sentido de mea culpa: a gente faz a besteira, se arrepende e renega. Renegar um papel é uma construção pavorosa;
2) Os papéis não são indicados a Oscar: os atores são indicados a Oscar pelos papéis e estes podem levar seus intérpretes a ganhar um Oscar.

Minha amiga se diz "já conformada com o fato de ninguém mais ter parente, só 'familiar', e que seriados ganhem 'franquias', como querem nossos new escribas". Mas acha que alguém devia ter tentado fazer caber no espaço a ideia correta: "Atores que rejeitaram papéis que deram Oscar a outros intérpretes".

A mensagem incluía PS: "Uma legenda informa que Julia Roberts negou o papel que deu a Sandra Bullock um Oscar." Vai ver o verbo "recusar" também caiu em desuso, penso cá com meus botões.

2 comentários:

  1. Impossível não amar uma pessoa que sabe tanto da língua mais bela do planeta.

    Quanto às "franquias", nos seriados, já havia pensado a respeito e pergunto o que não sou responder a mim mesmo: o que seria correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, obrigada, Diego.
      Nosso idioma é mesmo belo e tem sido muito maltratado.
      Está cada vez mais corriqueiro o uso de "franquia" para filmes e seriados que não param de dar filhote.
      Confesso que, de tanto ler o termo (que só uso entre aspas, quando não encontro outra palavra), já não sei o que seria melhor.
      Há filmes episódicos (muitos já mostram uma cena depois dos créditos para anunciar o seguinte), mas não vejo ninguém tratá-los assim.
      Até o "spin-off" (para séries derivadas de outras) está sendo incorporado ao nosso vocabulário.
      Vou fazer uma pesquisa e voltarei ao tema em breve.
      Discussões sobre a Língua Portuguesa são sempre bem-vindas.

      Excluir