quinta-feira, 11 de julho de 2013

Manifestação em prol do idioma

Acho que vou começar a mobilizar as pessoas — ou, pelo menos, os jornalistas — para ir às ruas numa manifestação contra o novo (des)acordo ortográfico.

Além de ter mais detratores do que entusiastas, a invencionice faz uma bagunça na cabeça de quem já passou por mais de uma "gracinha" dessas — colegas de profissão aí incluídos.

É só ler os jornais.

No Globo, encontro exemplos diários da confusão.

Hoje, há um "super importante", separado. E já encontrei o "super" com hífen antes de vogal muitas vezes. Mas, pela superinteressante regra atual, tem que ser tudo juntinho.

Eu não quero o acordo ortográfico. Acho que os portugueses, também não.
 
A propósito: foi de um artigo indignado, publicado num site de Lisboa, que tirei a ilustração acima.

4 comentários:

  1. Não se trata de um Acordo Ortográfico, mas sim de um Aborto Ortográfico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito bem definido, Raul.
      Eu me preocupo também com as novas gerações, que já não terão tremas e acentos para facilitar a leitura correta das palavras (a pronúncia está incluída aí, claro).
      Abraços.
      PS: tive que detonar a postagem e fazer uma nova, pois o Blogger não permite correções no texto depois que ele é publicado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir