quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quem é que aguenta?

Reproduzo aqui (com alguns comentários entre parênteses) o desabafo de um colega, que não aguenta mais ouvir tanta besteira dos jornalistas da República Federativa do Bobajal:

"Não, coleguinhas, o trânsito não 'segue parado' (aliás, ou para ou segue, não é?). Nem quem ganha mais que você ê 'melhor pago' (o correto é 'mais bem'). E algo sempre acontecer 'por conta' de outra não é errado, mas chato para car*lho. Não sabe usar 'por causa'? (isso já foi tema de muita reclamação aqui. Já estou por conta com o abuso!).
 
E, sim, é eu 'tinha pagado', mas a conta 'foi paga' (outra confusão já comentada no blog). E, por favor, 'customizar' só se cria nas boquinhas bobas ou se você for um anglófilo bilíngue confundindo as línguas — nem no VOLP consta. Se você não entendeu esta última referência, corte logo essa palavra do seu vocabulário." 

Eu ainda complementaria: prefira sempre "personalizar" ("customizar" é feio pra burro!) e não disfarce seu pouco conhecimento da Língua Portuguesa "adaptando" palavras de outro idioma. Use termos estrangeiros apenas quando não houver correspondente em Português. O abuso dá mais a ideia de que lhe faltam cultura e traquejo do que de que você é "descolado".

2 comentários:

  1. É isso aí, Sol! Outra praga que reapareceu: aquele "realizar" como sinônimo de "perceber", "entender", "se dar conta de". Quase todos os dias essa "belezinha inglesa" agora "comparece" na televisão! Aqui falamos a língua portuguesa, amigos - not English, dear friends. Quer falar "in English"? Então, fale logo tudo "in English". You must realize this...rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui "tentando realizar" quem é o Anônimo... rsrsrsrsrsrsrsrs

      Excluir