sábado, 30 de abril de 2011

Como sobra 'sobre"!

Já se escreveu aqui sobre o "sobre", que anda trabalhando sobremaneira, em lugares totalmente inadequados à sua natureza. Como crianças que acabam de descobrir as preposições e querem usá-las a torto e a direito, onde quer que seja, os coleguinhas têm abusado do pobrezinho.

Hoje mesmo, no alto do noticiário do MSN, lá estava: "Famosos comentam sobre o casamento britânico no Twitter". (sic) A leitura parou aí mesmo, obviamente.

Palavras merecem carinho. Custava deitar os olhos sobre um dicionário, antes de pôr o mau Português no ar? Procurem o "sobre", por exemplo, no verbete "comentar" do Houaiss: "v. (1562 cf. JC) 1 t.d. tornar inteligível ou interpretar por meio de comentário escrito ou falado — na primeira aula, comentou os vilancetes camonianos; 2 t.d.bit. conversar sobre, discutir acerca de — comentou (com o amigo) a vida que se vai vivendo; 3 t.d. fazer uma apreciação crítica — o examinador comentou a prova escrita dos alunos; 4 t.d. tecer observações mais ou menos malévolas, maliciosas — comenta a vida alheia>"

Dou um doce para quem tiver encontrado alguma vez o solicitadíssimo "sobre" associado ao verbo em questão.

2 comentários:

  1. Perdoe Senhor (e Solange Noronha) eles não sabem o quê escrevem. Voltamos aos bons tempos de Django e Sartana? Um mata e o outro esfola?
    A.F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta mensagem pode parecer estranha, chegando em 2012, mas estava dando uma geral no blog e vi que o comentário ficou sem resposta.
      Apareça mais por aqui.

      Excluir