domingo, 23 de setembro de 2012

Cinquenta tons de pastel

Antes que alguém pergunte, informo que não li a bobagem milionária que inspirou o título acima. Li, isso sim, a nota gigante da coluna do Ancelmo a respeito da moda de "Avenida Brasil" (que também não vejo — não por preconceito contra o gênero, mas porque já tive que acompanhar muita novela por motivos profissionais).

Voltando à nota, diz lá que uma personagem "usa sempre tons pasteis". Ocorre que, pela regra, os pasteis merecedores de plural são aqueles comestíveis, de carne, camarão etc. As tonalidades são pastel, no singular, porque vêm de um substantivo — um tipo de lápis, que também designa um tipo de pintura.

Quer outros exemplos? Só para ficar no terreno da moda, temos esmaltes vinho, pulseiras bordô e coral, blusinhas rosa ou azul-turquesa, bolsas e sapatos creme ou areia... Deu para sentir a diferença entre estes itens e os que são naturalmente adjetivos, como os azuis simples? Neste segundo caso entram também saias vermelhas, corpetes dourados, calças roxas e muitas extravagâncias mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário