quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Estropiamento e estranheza

Crianças, muita atenção, porque está nascendo mais um modismo estropiador de regência no Novíssimo Jornalismo.

Todas as "gracinhas" da imagem foram enviadas pela assídua colaboradora, que, como eu, achou esquisita essa história de "criar regras aos", "criar estímulos a" e por aí vamos, ladeira abaixo.

Se gostam tanto da preposição, que tal, no primeiro caso, trocar o verbo CRIAR pelo verbo IMPOR?

O segundo não me inspira muito.

Talvez "Rio vai estimular turismo com eventos e voos promocionais"? "Ofertas em voos e eventos devem reaquecer turismo no Rio"?

Ah, sim, quase me esqueço da manchete do alto, em que o "após", depois de muito, muito tempo, faz sentido.

"IR" é um verbo irregular — e pode ficar feio de doer, como no título em questão.

"Elas vão" pode ser presente do indicativo (eu vou, ela vai etc.), presente do subjuntivo (que eu vá e que ela vá também) e imperativo afirmativo (vá pra você sabe onde; eu não vou porque, neste caso, não há conjugação na primeira pessoa).

Não dava pra evitar o estranhamento com um "permite que mulheres VOLTEM a estádios para ver (...)" ou coisa do gênero?

Nenhum comentário:

Postar um comentário