quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ecologia para idiotas

Esta nota não tem nada a ver com o idioma (a não ser que se considere seu mau uso para enganar trouxa). Tem a ver com o ressurgimento da possibilidade de extinção das sacolas plásticas dos supermercados, que, do jeito que está sendo feita, parece só interessar aos ricos donos desses estabelecimentos.

Algumas perguntinhas:
1) Por que não obrigar os empresários a fornecer sacolas biodegradáveis aos clientes?
2) De que material são feitos (e quanto custam) os sacos de lixo que eles vendem?
3) As pessoas que utilizam as sacolas de supermercado para embalar o lixo passarão a usar o quê? (pense, especialmente, nas classes menos favorecidas, nas encostas dos morros em dias de temporal etc.)
4) Por que os coleguinhas, de forma geral, não discutem o assunto? Aliás, por que não discutem mais quase coisa alguma e ponto?

4 comentários:

  1. Sacolas biodegradáveis já!!!!! Apoiadíssimo, Sol!!!

    ResponderExcluir
  2. As sacolas biodegradáveis também geram problemas ambientais. Elas se degradam em três meses, mas enquanto o fazem emite gás metano, que é um dos piores causadores do efeito estufa (fala-se pouco nele porque as quantidades de dióxido de carbono que nós emitimos são muito maiores. Mas uma tonelada de metano faz mais estrago no clima que uma tonelada de dióxido de carbono).
    Não tem saída: precisamos consumir menos coisas, usar sacolas retornáveis e achar novas maneiras de embalar o lixo. Lembro que, quando eu era criança, o lixo de casa era descartado embrulhado em jornal. Inclusive o papel higiênico usado. Certamente essa não pode mais ser a solução - até porque quase ninguém mais lê jornal, muito menos em papel!
    Quem tiver uma ideia inovadora para esse problema pode ficar rico!

    ResponderExcluir
  3. Terezinha querida, eu pedia caixa de papelão pra diminuir o número de sacolas. Agora estão dizendo que não tem. Até as vacas estão sendo acusadas de produzir excesso de metano. Como todos os ruminantes, aliás. Mas parece que vivemos a hora dos ruminantes, o José J. Veiga nem percebeu, a população mundial explodiu, a quantidade de água é a mesma de sempre (e há alguns que acreditam em fuga de parte dessa água para a estratosfera). Essa equação não fecha. E as teorias maltusianas não estão funcionando a contento, o morticínio tá muito localizado.

    ResponderExcluir
  4. Aí, Romildo, coitadinhas das vacas! Elas estão produzindo o metano que foram programadas pela natureza pra produzir, né? O problema é que a gente come churrasco demais! Esqueci o número exato, mas é um monte de vaca pra cada ser humano! (No Brasil acho que a proporção é 2 pra 1...)
    E fora as ovelhas. Na Nova Zelândia tem mais ovelha que neozelandês!

    ResponderExcluir