sábado, 11 de maio de 2013

Que idioma é esse, doutora?

Ontem, passei o dia "de molho". Hoje, passei o olho pela página de alguns amigos no Facebook. Numa delas, encontrei novas "pérolas planaltinas", da lavra de nossa autoridade mor.

Segurem-se:

Nós vamos concluir a interligação da Bacia de São Francisco,a interligação. Todo o programa de interligação nós vamos concluir uma parte, um trecho, até 2014, terceiro trimestre. O resto nós só conseguimos terminar em 2015. Mas a boa notícia é que para cada um real que nós gastamos da interligação do São Francisco, nós gastamos dois reais, para cada um nós gastamos dois, em quê? Nos sistemas de oferta de água dos estados.”

Não entendeu? Tente esta:

Por exemplo, eu vou dar um exemplo, morreu muita criação. Morreu muita galinha, morreu cabra, morreu boi, morreu criação. Então, nós vamos ter de retomar. Nós vamos criar um programa para retomar a criação. Justamente o bovino, tem de recuperar a criação. A mesma coisa com semente. Nós perdemos todas as sementes. E nós vamos voltar a distribuir.

Definitivamente, falta mais "interligação" entre os elementos das frases do que no Velho Chico. Que tal "retomar a criação" de um texto claro, sem embromação e mais voltas que o rio e a obra no dito cujo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário