quinta-feira, 20 de junho de 2019

Resumão de besteiras

Quem viu foi a assídua colaboradora.

Em vez de CEDER ÀS pretensões de Fulano, quatro herdeiros simplesmente "cederam parte das pretensões" do viúvo — não me perguntem pra quem.

É de hoje, está em nota do Ancelmo Sempre Ele Gois e, pela expressão "no frigir dos ovos", não parece coisa de gente jovenzinha.

Ao longo da semana em que eu pouco vim ao computador, a amiga encontrou coisas feiíssimas — a maioria no Globo e na Folha e em destaque, com letras garrafais.

Teve "chegar em" — costuma-se CHEGAR A algum lugar, tá? —; "ele não deixava eu sair de casa" — ele não ME DEIXAVA sair, por favor —; "aplicar multa em barcos" — é como aplicar EM AÇÕES? O rendimento é bom? —; o título "Mudou não apenas coberturas jornalísticas, mas jornalistas" — QUEM mudou? Se foram as coberturas e os jornalistas, ELES MUDARAM —; teve texto pra lá de mal escrito a respeito de uma nova série com o Jude Law...

Enfim, foi um festival.

Vai ser difícil pôr no blog tudo que eu recebi, mas estou me esforçando.

PS: acabam de chamar minha atenção para o uso do verbo "alastrar" na nota da coluna. Ele pode ser usado como sinônimo de "estender", mas nunca vi desse jeito, no sentido de "se arrastar por anos e anos". Como exemplifica o Houaiss, o sol alastra seu calor, a fumaça pode alastrar e provocar sufocamentos, a mancha de óleo alastrou-se por todo o oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário